Projeto Ténéré-i

O grande motivador da criação desse blog nesse momento foi para documentar esta fase de construção do projeto Ténéré-i.

Tenho uma Yamaha XT600Z Ténéré, ano 90, que ja me levou longe e me deu muita alegria. Ano passado, depois de voltar do encontro do Clube XT em Florianópolis, ela sismou de falhar, e me deixou a pé. Acho que eram os coletores de admissão, que racharam de vez. Mas não consegui comprovar, porque depois daquele dia ela não ligou mais.

Depois que comprei os coletores, aproveitei a troca deles para dar uma limpeza no carburador. Coisa de rotina, mas dessa vez o difusor do giglê principal não queria sair. Forcei um pouco e ele quebrou. Levei em um mecânico para retirar a parte quebrada que continuava presa, e o resultado foi o corpo do carburador quebrado. Novo na Yamaha é o preço de uma Bis. Foi ai que me lembrei de uns tópicos no Clube XT, do pessoal colocando injeção eletrônica nas maquinas, e descidi ir por esse caminho: o mais demorado, o mais caro, o mais difícil, mas o mais divertido ( pra “gente” como eu ).

Desde então tenho lido tudo o que encontro a respeito do assunto. Ja “comi” o MegaManual. Para o módulo de injeção eletrônica, dentre as alternativas nacionais e estrangeiras acessíveis ( MegaSquirt, HIS, FuelTech, Pandoo… ), optei pelo MegaSquirt. A característica “open source” do MS não deu chance às outras. Vou ter um módulo com os recursos das injeções topo de linha, com uma grande comunidade de usuários, a documentação mais completa, e livre, que encontrei, e vou ter a chance de montar o meu módulo, resistor por resistor, led por led :-) Escolhi a injeção ao invés do carburador como uma oportunidade para aprender, e se é pra aprender, que seja o máximo possível.

Grande parte da fase de desenho ja está concluida. A maioria das decisões de projeto ja foram tomadas, ja comprei a maior parte do material, peças, sensores… Agora que os kits do módulo chegaram está começando a parte da mão na massa.

Comprei o módulo do MSII no DIYAutotune, junto com o Stimulator ( um pequeno módulo para testar o MS ) e o MegaView ( um módulo com display LCD para visualizar alguns parâmetros do MS ). Todos em kits desmontados. Ontem comecei a montagem do Stimulator, que o manual sugere que seja feita primeiro, como um exercício, principalmente por quem não tem muita experiência com montagens de eletrônicos, o que é o caso.