Retrovisor da XT660 R/Z/X - Ferramenta e Gambiarra
Desde as primeiras viagens com a XT660R que o retrovisor dela me incomodava. Acima de 120km/h, qualquer buraquinho, ou até em velocidades menores em estradas piores, o retrovisor tende a virar pra trás, “fechando”. E em uma moto que vibra muito, e anda tanto quanto, isso é quase toda hora. O negócio é um sistema revolucionário que a Yamaha inventou só pra aporrinhar seus consumidores, e que eu tento explicar nesse desenho:
Explica-lho-vos-ei ! O “sol” à esquerda é o espelho. “D” é a rosca que parafusa no manicoto, que no caso do retrovisor direito, é invertida. “C” é uma contraporca, como na maioria dos retrovisores do mundo, e funciona muito bem em manter a peça inferior bem presa. O problema é a peça de cima, esse “cachimbo” onde o retrovisor propriamente dito é preso. Ele se prende ao “cone” de baixo por uma porca “B” que pressiona uma mola. Por padrão o aperto da porca sobre a mola não é suficiente para manter o retrovisor no lugar nas situações que eu descrevi acima.
E pra apertar a tal porca, que tem 10mm, você precisa de uma ferramenta que tenha, no máximo, 13mm de diâmetro externo, que é o diametro “A” desse tubinho. E vai encontrar uma chave desse jeito ai…
Na viagem pro Peru, na saida até o Acre, paramos em todas as concessionárias Yamaha no caminho, e nenhuma tinha essa ferramenta fornecida pela Yamaha. Só uma, se não me engano em Vilhena-RO, tinha uma chave que eles mesmos mandaram um torneiro usinar para chegar nos 13mm. Um leve aperto melhorou por um tempo, mas o problema voltou em situações mais extremas.
Então, decidi fazer uma chave dessas, na base do esmeril mesmo. Com uma chave L como vitima eu tinha duas tentativas, e eu precisei. Na primeira passei do ponto e a chave quebrou, mas a segunda foi com mais cuidado e o resultado é esse ai:
O resultado foi uma chave tão boa, mas tão boa, que quebrou o parafuso do suporte:
Mas ai, eu ja estava trocando o retrovisor quebrado por um novo, foi só tirar a peça do antigo e…
quebrar ela também. Ai, o negócio ficou mais interessante. Duvido que a yamaha venda só essa parte do retrovisor, que completo custa umas 50 pratas. Mas como sobrou uma parte com rosca no parafuso quebrado, é só trocar a mola por alguma coisa menor, e boa. Parti para a borracha, e acho que vai ficar mais bem preso que a mola original.
A “usinagem” da borracha, pra ficar no formato e tamanho certos, foi na base da furadeira e esmeril. A borracha furada, presa com um parafuso, preso em uma furadeira. Com a furadeira girando no sentido contrário ao do esmeril, em alguns minutos ela chegou no tamanho ideal ( 13mm ). Eu achei que ia ficar pior:
Ai foi só cortar no comprimento certo, montar as peças…
colocar a porca e descer o braço. Acho que ficou firme o suficiente. Detalhe, na foto acima, do espaço onde a ferramenta tem que entrar.