Suporte de madeira pra tablet/celular
Durante a pandemia desenvolvi o habito de virar noites assistindo séries e filmes no celular, tomando uma, aqui na frente de casa. Passada a pandemia… continuo. Arrumei um tablet pra uma tela “de cinema”, inclui, eventualmente, o video game (switch, ou um emulador no tablet mesmo), mas a base é essa, fone de ouvido e uma telinha em cima da mesa. Eu até tenho um suporte de celular que um amigo imprimiu na 3d pra mim, que funciona perfeitamente, e o tablet tem aquelas capas que servem de suporte, mas em todo caso a tela fica na altura da mesa, e se a postura na cadeira ja não é a melhor, o pescoço dobrado pra baixo por horas só piora.
Fiz uma plataforma pra colocar a maquina de lavar em cima, que merecia um post, principalmente se não der certo como eu suspeito. Ta pronta mas não testada por que ainda não convenci uma boa alma a me ajudar a colocar a maquina em cima. Pois bem, sobraram alguns pedaços de pinus, e resolvi que ia tentar fazer um suporte pra celular/tablet só na base do encaixe. Como o pinus é bem macio, Com uma serra, uma broca 10mm, uma boa faca e uma meia hora eu consegui fazer essa obra ai, que funcionou muito bem, e me orgulhei especialmente da base que da uma inclinadinha e trava só com o peso do aparelho em cima.
A maior falha é o perigo de tombar para a frente, pois a inclinação é pequena, pra tela ficar mais plana, e o pinus (papelinus como um amigo chama) é leve como… papelão. Uma solução simples, que tenho usado, é colocar alguma coisa mais pesada sobre a “perna” que estende pra trás no suporte.
Todas as medidas foram “no olho” mesmo. Usei a régua só pra riscar e pra centralizar mais ou menos, como da pra ver na imprecisão dos encaixes.
Os furos fiz primeiro com a broca, e depois com uma boa faca. O mais interessante foi este da próxima foto, em ângulo, de forma que a peça em que o tablet se apoia fique inclinada, e com o peso do tablet trave na peça vertical.
É isso. Como sempre, tenho esta vontade de documentar essas bobeiras que faço, mas as últimas evoluções em redes sociais e IA têm me feito questionar o formato em que esta informação é realmente útil. Enquanto não tenho resposta e tenho algum ânimo, vou anotando o que quiser por aqui.