Projeto do TBI
Enquanto espero meu amigo M. C. Betim concluir a construção do TBI, vou postando aqui mais informações que podem ser uteis para quem pretende investir em um projeto semelhante.
Tai o projeto do TBI, ou corpo de borboleta. O desenho fiz utilizando o QCAD, um ótimo programa livre pra desenho técnico em 2D. O desenho é baseado claro no carburador da Ténéré, mantendo algumas medidas para reaproveitar os coletores de admissão, e uma das mangueiras de ar.
Resolvi trocar uma das mangueiras, que liga o corpo secundário à caixa de ar, pra ficar com as duas do mesmo tamanho, pois parece que no carburador ela era necessária pois o secundário do carburador era do tipo CV , ou “constant velocity”, ou “constant vacuum”, ou de venturi variável. Veja na wikipedia em inglês, verbete carburetor, na sessão operation, sobre o “Variable Venturi”. Nesse tipo de carburador o vacuo gerado pelo motor é quem faz levantar o pistonete que bloqueia o venturi, levantando também a agulha que bloqueia o giclê, liberando o ar e o combustível. Somente no secundário a mangueira era mais larga, e nas duas partes o venturi e as saidas, que se ligam aos coletores, possuem as mesmas medidas.
Como vou trocar a mangueira, para usar a caixa do filtro de ar original vou ter que fazer uma gambs no encaixe entre os dois.
Os desenhos são toscos por vários motivosmas basicamente é porque nunca projetei porra nenhuma, não sou engenheiro, não fiz curso de desenho técnico… Só tentei representar a peça de uma maneira que sirva de referência para alguém contrui-la. No QCAD, com esse fundo preto e esse monte de linha tracejada, e essas medidas, parece bem profissional !
O desenho meio que representa a construção com tubos e chapas, que era minha ideia inicial. A peça usinada deve ficar bem diferente, mas funcionalmente compatível.
Essa complicação toda no topo da imagem é a entrada do bico injetor com as medidas bem detalhadas, com base em especificações dos bicos que achei na internet.
E essa bolinha de 9mm no meio é o eixo da borboleta.
Esses dois furos a 45 graus são pros parafusos de fixação do sensor de posição da borboleta.
Apesar de eu não ter como fugir de utilizar um numero pra tudo na hora de desenhar, as medidas que não estão desenhadas não são muito importantes, podendo variar um pouco, e ficando inclusive a cargo de quem for fazer a peça, em função inclusive de disponibilidade de material, ferramenta…
E ai esta um rascunho da flauta de combustível, que alimenta os dois injetores, tem um nipple para a entrada do combustível vindo da bomba/filtro, e um outro para saida para o regulador de pressão.
E aqui vai o LINK para o arquivo do projeto, no formato do QCAD ( dxf ), que pelo que vi é um padrão aberto para arquivos desse tipo de desenho, e se bobiar abre ai no seu software monstrengo crackeado.
Em breve, talvez eu coloque o link pro projeto, porque não sei se o wordpress.com aceita armazenar arquivos de tipos bizarros, não achei onde fazer upload que não seja de imagem, e não to com saco de por em outro canto. Se alguém quiser o projeto, é só pedir.